domingo, 8 de julho de 2007

Conforme prometido, massa de panquecas passo a passo!!! Vamos lá!!!

Minha receita da massa é igual a todo mundo, só faço uma variaçãozinha para ficar mais furadinha e leve, que é substituir metade do leite por água, como a seguir:

1 copo de farinha de trigo
1/2 copo de leite
1/2 copo de água
3 ovos
1 pitada de sal

Bater no liquidificador, pondo primeiro os líquidos e depois farinha. Colocar em uma vasilha, mexer e deixar quieta uns 10 minutos, mexer de novo e vamos fritar!!!

Aí está a massa já descansada. Tem que ter essas bolinhas estourando e a concha é a melhor maneira de pegar a massa e por na frigideira. Meia concha dessas aí é suficiente para uma panqueca do tamanho de um prato raso (+/- 20 cms de diâmetro).





A frigideira anti aderente, eu uso uma só para panquecas e omeletes e... NÃO LAVO NUNCA!!! Passo uma toalha de papel quando acabo (truque culinário aprendido com... Agatha Christie!!!) e outra, bem umedecida em azeite antes de começar a frita. Ponho no fogo alto e deixo aquecer bem. Esse é o segredo!!! Quando a frigideira estiver quente, pego meia concha de massa e ponho no centro dela.


Assim que a massa tocar na frigideira, ira chiar e fritar na hora, voce vai levantar um pouquinho ela do fogo e girar a frigideira como um bambolê para a massa se espalhar por ela toda, veja o detalhe da massa escorrendo no canto direito da foto.





Quando a beirada da massa estiver queimadinha e soltando da frigideira, passe a espátula por baixo dela. Se você tiver habilidade, jogue para cima e vire, senão, faça-o com a própria espátula. Aprendi a virar panquecas no ar com 12 anos!!!





Quando a massa, já virada, apresentar essa bolinhas, está pronta. Ela estará completamente solta e vc só precisa escorregar ela para um prato, onde irá empilhá-las até o momento de rechear e enrolar.







Esse é o aspecto do outro lado da massa, que foi o ultimo a ser frito e ficará por fora.





Aqui ela posa com recheio de carne moída refogada com alho, cebola e sal, ovos cozidos, azeitonas e engrossadinho com um pouco de leite e farinha de trigo.






Enroladas!!!! Agora, voce pode colocar molho de tomates no fundo do pirex, ajeitar elas assim, lado a lado, cobrir com mais molho e parmesão ralado e levar ao forno.




As minhas, como serão congeladas, prefiro fazer sem molho, para fazer isso quando descongelar.

A dica de congelamento é: Sempre pote plástico. Vidro no freezer não é seguro. Deixe o alimento, qualquer que seja, esfriar completamente, completamente destampado. Leve a geladeira por uma hora mais ou menos, depois de frio, e aí tampe e congele. É importante datar e se o seu pote não for transparente, etiquetar do lado que dá prá ver sem tirar do freezer, senão vira bagunça de abrir tudo para ver o que é e, quando fechamos de volta, se não é o que queremos, não fecha direito e junta umidade dentro.

Almôndegas podem ser congeladas dentro de saquinhos plásticos, bem como salgadinhos, dentro de uma forma e depois de congeladas, retiradas dela para ter mais espaço.

Despeço-me com a foto das panquecas já prontinhas para o congelamento!!! Espero que seja útil!!!

7 comentários:

Celia Kaori disse...

Dá-lhe Tito!!!
Adorei!! eu não sei virar panquecas no ar. :(

Tito Prates e Gastronomia Santa Theodora disse...

Eu fiz questão de aprender com 12 anos pq nunca vi ninguém que conseguisse, a não ser em filme cômico que ela sempre cai na cabeça de quem fazia!! Ai voou muita panqueca na parede mas eu aprendi!!!rsss

Lúcia Barros disse...

Oi,
Útil?
As dicas que vc coloca são MARAVILHOSAS!!!
Eu consigo virar as panquecas no ar...:)
Já é uma grande coisa!!!rsrsrsrs
Continue assim,vc ajuda muito e principalmente não é egoísta.
PARABÉNS!!!

maria disse...

Realmente esta muito linda suas panquecas,agora só falta mesmo e degustar,kkkk eu ate sei fazer panquecas mais essa de virar a panquecas no ar r...rs... só vc. mesmo tito, um dia chego lá!!!

Unknown disse...

Ôba, na quarta vou fazer panquecas.... só não faço amanhã pq o dia será corrido...
Tito, eu aprendi a virar a panqueca no ar aos 8 anos de idade, só q até agora ela ainda não caiu de volta na frigideira kkkkkk é sério... um dia chego lá...
Sua receita parece ser bem leve, na quarta eu faço e te digo como ficou.
Ah, vc não quer vir aqui p/ virar a panqueca no ar pra mim???? brincadeirinha...
Adorei o passo-a-passo, vc é um gênio, obrigada... bjs e fui...

Unknown disse...

Nossa Tito eu achei que eu era amormal, aprendi a virar panquecas no ar com 10 anos ( agora tenho 12 anos), via meu pai fazer e quis fazer, tentei umas 20 vezes, acertei 2, mas agora já é automático.
Uma dica, eu não uso espátula pra soltar a massa, quando as bordinhas começam a "queimar" e soltar eu levanto com o dedo, é melhor menos uma coisa pra lavar.

katia disse...

Fiz panquecas ontem (é minha especialidade) e vi hj que ficam idênticas às suas (legal!!!). Sp que faço meu filho e marido ficam do lado na torcida p/ quebrar e assim poderem comer antes,mas se frustram, pq sou boa no jogá-las p/ o alto e capturá-las na frigideira (rsrsrs). Delííííícia !!!!